Convento de São Salvador de Castro de Avelãs

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADBGC/MON/CSSCA
Title type
original
Date range
1299 Date is certain to 1501 Date is certain
Dimension and support
1 liv. + Pergaminhos
Extents
1 Livros
Biography or history
Segundo D. Rodrigo da Cunha, teria sido fundado por S. Frutuoso, grande impulsionador do monacato cristão na era visigoda, por volta de 667. Contudo, Carlos Passos alude a uma tradição que Afonso V de Leão (999-1027) doou aos monges de Castro de Avelãs a terra de Benquerença (actual cidade de Bragança), em prémio dos seus serviços na guerra com os mouros. Assim sendo, a fundação do cenóbio inserir-se-ia no séc. XI, época em que já vigorava no ocidente peninsular a regra de S. Bento.

Também, os livros de linhagens têm servido de base para a atribuição da sua fundação a D. Alão, abade e fundador, simultaneamente, do mosteiro e da linhagem dos Braganções, família à qual pertenciam, também, os padroeiros do mosteiro, situar-se-ia, assim, a sua fundação no séc. XI. Esta última é a tese mais consensual entre os historiadores.

Apesar do seu vasto património foi extinto pela Bula Pro Excellenti Apostolicae Sedis, do papa Paulo III, datada de 22 de Maio de 1545, o mesmo diploma que instituiu a diocese de Miranda, à qual foram anexadas as rendas do cenóbio. Pouco depois dessa data, começou a destruição do templo medieval. Em seu lugar foi erguida uma igreja paroquial de proporções mais modestas e desprovida de grande interesse artístico.
Acquisition information
Documentação reunida pelo Abade de Baçal - Francisco Manuel Alves.
Scope and content
Tombo, contratos, escrituras.
Arrangement
Classificação funcional.
Access restrictions
Comunicáveis, excepto os documentos em mau estado de conservação.
Other finding aid
Inventário. Guia de Fundos do Arquivo Distrital de Bragança. IANT/TT; ADBGC, 2006.
Creation date
15/12/2006 00:00:00
Last modification
22/06/2011 14:44:24
Record not reviewed.