Confraria da Santa Casa da Misericórdia de Bragança

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADBGC/CON/CSCMBGC
Title type
original
Date range
1878 Date is certain to 1878 Date is certain
Dimension and support
1 liv.
Extents
1 Livros
Biography or history
A Fundação da Confraria da Misericórdia deve-se, como se sabe, à rainha D. Leanor, mulher de D.João II, o "Príncipe Perfeito", e à importante contribuição do seu confessor, Frei Miguel de Contreiras. D. Manuel I, seu filho, veio a dar-lhe grande protecção e privilégios, que foram perpetuados através do Compromisso escrito que lhe outorgou.

Mais tarde, Filipe II, fazendo-se inscrever como Irmão da Misericórdia, aprovou, em 1618, uma reforma do Compromisso, o qual se manteve em vigor até ao século XIX. Desta reforma ressalta a determinação de haver em cada freguesia quatro confrades encarregados de pedirem, aos domingos, depois das missas, pão para os presos e doentes.

Foi, também, para se dedicar a obras de benemerência que em 6 de Julho de 1518, por compromisso outorgado pela mão de D. Manuel I, que foi fundada a Confraria da Santa Casa da Misericórdia de Bragança. Mais tarde, em 1641, D. João IV, concedeu-lhe os mesmos privilégios e isenções da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, tendo-se instalado na igreja dedicada ao Espírito Santo.

O primitivo Compromisso da Confraria de Santa Casa da Misericórdia, outorgado por D. Manuel I em 6 de Julho de 1518, foi actualizado pelos Compromissos de 1616, de 1877 e de 1981.
Acquisition information
Documentação reunida pelo Abade de Baçal - Francisco Manuel Alves.
Scope and content
Estatutos.
Arrangement
Classificação funcional e ordenação cronológica.
Access restrictions
Comunicáveis, excepto os documentos em mau estado de conservação.
Other finding aid
Guia, Inventário
Creation date
02/04/2009 00:00:00
Last modification
22/06/2011 14:44:18
Record not reviewed.